terça-feira, 15 de setembro de 2015

Dicas de Estudo!

Oi gente!! Para a segunda postagem do blog, decidi dar algumas dicas que eu adoro para quando você estiver no mesmo drama que eu: semana de provas.Acho que para a maioria das pessoas, a semana de provas é a mais cansativa, chata e odiada de todas. Mas, se conseguir equilibrar estudos e diversão, e souber como realmente estudar, provavelmente todo esse ódio diminuirá e você ainda conseguirá tirar notas ótimas! Se quiser saber como é a minha rotina de estudos, leia as dicas abaixo!1. Faça um cronograma do que vai estudar:Uma das coisas que me ajuda é fazer um cronograma, ou seja, uma lista com horários em que eu estudo, e horários em que eu assisto TV, descanso, etc... É só decidir quais são os melhores horários em que você pode estudar, sem que ninguém te atrapalhe, com calma e tranquilidade.2. Escolha um bom local para estudar:Um fator vital é escolher um espaço só seu, no qual você pode estudar sem barulhos, distrações e movimentação. Ás vezes, se você preferir, pode estudar em um banco na praça perto da sua casa, ou em seu quarto. O importante é ser confortável, silencioso e tranquilo.3. Separe tudo que irá precisar:Já escolhido o local, tire da mochila todo o material necessário: livros, cadernos, estojo, folhas de atividades, provas antigas, tudo deve estar em suas mãos antes de começar a estudar. Isso para evitar que você pare de estudar para pegar algo que esqueceu. É prático e fácil :)4. Tire todos os eletrônicos de vista. Para evitar distrações, tire todos os celulares, tablets, ipods e ipads de perto de você. Eu sei que aquela notificaçãozinha de Whatsapp é tentadora, e é exatamente por isso que você deve esquecer o seu celular por algumas horinhas. Não faz mal, muito pelo contrário; com nada para te atrapalhar, você presta mais atenção no que deve fazer e até se dedica mais. 5.  Sinta-se confortável:Outro fator muito importante é se sentir bem e tranquilo, porque estudar com a cabeça cheia de problemas e toda bagunçada é o cúmulo. Por isso, esqueça tudo que te faz sentir mal. Pense em coisas boas e se precisar, decore o ambiente com incensos, cheiros, velas, caso faça você se sentir bem. Se precisar, garanta que ninguém te interrompa ou atrapalhe sua concentração.6. Estude em um ambiente iluminado:Se você acha melhor estudar em um ambiente fechado, com pouca luz, tudo bem. Mas também não é preciso forçar a vista né? Isso faz mal! Portanto, tenha pelo menos um abajur por perto, ou abra as janelas e deixe o local arejar e receber uma luz natural, que (na minha opinião) é muito melhor que a luz artificial!7. Faça uma lista da matéria que precisa estudar:Eu recomendo que você arranje uma folha de papel e anote todos os tópicos/matérias que você precisa pesquisar, reler, etc.. Separe em matérias que você precisa praticar pois tem mais dificuldade, matéria que você já sabe de cor e salteado, entre outros...8. Faça resumos:Para facilitar que você decore toda a matéria, marque tudo que você acha que é importante e escreva no seu caderno. Eu, por exemplo, tenho um caderno só para resumos e revisões. Eu acho que me ajuda bastante e pode ajudar a você também.9. Peça ajuda a um amigo:EX: Seu amigo tem dificuldade em uma matéria que você domina e vice-versa. Vocês dois podem ajudar um ao outro e assim, estudar fica mais fácil e divertido!10. Antes da prova, releia todo o conteúdo:Uma relidinha a mais não é nada! Portanto, antes de fazer a prova, pegue o caderno, o livro e releia as partes mais importantes, aquelas que você não conseguiu decorar a tempo, etc.. E enfim, faça a prova com calma e atenção!Galera, essas foram as minhas dicas! Antes de qualquer coisa, quero que saibam que cada um de nós tem um método diferente de estudar, pode ser lendo, copiando, fazendo paródias, entre outros.. Mas o importante é fazer a prova com a mente tranquila, relê-la umas mil vezes, e acima de tudo, ler as questões com atenção e calma! Enfim, espero que tenham gostado das dicas, e se gostaram, deixem suas opiniões nos comentários (eu adoraria ler cada uma delas!).   Beijos!!        Mari <3

2 comentários: